Confecção de Trabalhos – Modelo de Formatação
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MARGEM SUPERIOR 3 CM
ESTADO DE SANTA CATARINA
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO –
GERED
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA OLAVO
BILAC
LINHA EM ESPAÇO 1,5
MARGEM ESQUERDA 3 CM
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MARGEM DIREITA 2 CM
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TÍTULO DO TRABALHO
(DEVE SER
CLARO E PRECISO, A FIM DE IDENTIFICAR O SEU CONTEÚDO) CENTRALIZADO – LINHAS EM
1 ESPAÇO 1,5
6 LINHAS EM ESPAÇO 1,5
NOME DO ALUNO
PROFESSOR LINHA EM ESPAÇO 1,5
Disciplina
Série
Joinville ESPAÇO 1,5
MARGEM INFERIOR 2 CM
SUMÁRIO
(CENTRALIZADO – 3 CM DE MARGEM SUPERIOR)
DUAS LINHAS – ESPAÇO 1,5
1.INTRODUÇÃO...................................................................................................................
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3
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2.TÍTULO...............................................................................................................................
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4
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2.1 Subtítulo 1
........................................................................................................................
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5
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2.2 Subtítulo 2 .........................................................................................................................
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6
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CONCLUSÃO........................................................................................................................
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7
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................
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8
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ANEXOS.................................................................................................................................
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O SUMÁRIO APRESENTA UMA VISÃO
GLOBAL DAS PARTES DO TRABALHO. OS TÍTULOS DEVEM SER LISTADOS COMO APARECEM NO
INTERIOR DO TRABALHO.
O TERMO SUMÁRIO APARECE
CENTRALIZADO A 3 CM DA BORDA SUPERIOR COM LETRAS MAIÚSCULAS E EM NEGRITO.
OS TÍTULOS E SUBTÍTULOS COMEÇAM
A SEREM LISTADOS DUAS LINHAS
ABAIXO DA PALAVRA “SUMÁRIO” EM
ESPAÇO 1,5.
AS ENTRELINHAS ENTRE OS TÓPICOS
DEVEM SER DE 1,5.
TODOS OS CAPÍTULOS SÃO
NUMERADOS, MENOS A INTRODUÇÃO, CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS QUE DEVEM ESTAR EM
NEGRITO. OS SUBTÍTULOS SÃO NUMERADOS 1.1, 1.2 ETC.
O ESPAÇO ENTRE O TÓPICO E O
NÚMERO DA PÁGINA DEVE SER PREENCHIDO COM PONTILHADO.
INTRODUÇÃO (O QUE É O TRABALHO)
Na introdução o aluno deverá
explicar o trabalho que vai desenvolver, a sua
justificativa ou ponto de
partida e os objetivos que pretende atingir. Pode ser breve,
dependendo do tipo de trabalho
pedido pelo professor.
Uma boa introdução deve ter, no
mínimo, quatro parágrafos, onde deve estar clara a
apresentação, a importância do
trabalho, os objetivos da elaboração e os tópicos a serem
apresentados.
A introdução deve ser clara e
objetiva para que o leitor sinta-se motivado a avançar
na leitura. Procure evitar
expressões do tipo “Neste trabalho vamos falar sobre...”.
O TERMO INTRODUÇÃO APARECE
CENTRALIZADO A 3 CM DA BORDA SUPERIOR DA FOLHA, EM LETRAS MAIÚSCULAS E EM NEGRITO.
O TEXTO COMEÇA A SER ESCRITO DUAS LINHAS EM ESPAÇO 1,5 ABAIXO DA PALAVRA
INTRODUÇÃO.
1. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
O desenvolvimento é a parte
principal do trabalho, pois contém o resultado da pesquisa. É fruto de muita
leitura e, a partir dela, ocorre a síntese do tema que evidencia o esforço do
aluno em produzir o próprio texto. Deve-se sempre estar atento que o
nosso conhecimento sobre o assunto pesquisado faz parte do novo texto. Portanto, cópia de
livros, internet entre outras fontes, não caracterizam um
trabalho científico.
Organizar o conteúdo do
trabalho em capítulos ou itens.
Observar os alinhamentos
direito e esquerdo; distância de cabeçalho e rodapé iguais em todo o trabalho.
Observar o tipo da fonte e
tamanho.
TÍTULO DE CAPÍTULO: APARECE A 3
CM DA BORDA SUPERIOR DA FOLHA, EM LETRA MAIÚSCULA, EM NEGRITO E ALINHADO À
MARGEM ESQUERDA. CADA CAPÍTULO DEVE TER SEU TÍTULO NUMERADO DE ACORDO COM A
SEQUÊNCIA APRESENTADA NO SUMÁRIO. SEMPRE QUE SE INICIA UM NOVO
CAPÍTULO,COMEÇA-SE UMA NOVA PÁGINA. ENTRE O TÍTULO DO CAPÍTULO E O INÍCIO
DA REDAÇÃO DEIXAM-SE DUAS LINHAS EM ESPAÇO 1,5.
SUBTÍTULOS: APARECEM A DUAS
LINHAS EM ESPAÇO 1,5 DO PARÁGRAFO ANTERIOR, NA MARGEM ESQUERDA, EM LETRAS
MAIÚSCULAS E
MINÚSCULAS
|
E
|
SEM NEGRITO
|
DEVEM
|
SER NUMERADOS
|
|
SEQUENCIALMENTE, A PARTIR DO TÍTULO.
EXEMPLO:
1.
TÍTULO,
1.1 SUBTÍTULO
1.2 SUBTÍTULO (e assim, sucessivamente)
|
CONCLUSÃO (A QUAL RESULTADO CHEGOU)
A
conclusão fundamenta-se no texto e deve ter no mínimo quatro
parágrafos como
na
introdução. Trata-se da recapitulação dos resultados das pesquisas
(de forma resumida).
Deve ser lógica, legítima e
clara. É interessante que o último parágrafo inicie de forma breve
e marcante, tais como: “É isso
que...”, “Pode-se dizer que...”, “Em resumo...”, “Em poucas
palavras...”.
O TÍTULO “CONCLUSÃO” APARECE A
3 CM DA BORDA SUPERIOR DA FOLHA
EM LETRAS MAIÚSCULAS, EM
NEGRITO E CENTRALIZADO.
O TEXTO COMEÇA A SER ESCRITO
DUAS LINHAS EM ESPAÇO 1,5 ABAIXO DO TÍTULO.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
(QUAL O MATERIAL BIBLIOGRÁFICO UTILIZADO?)
Citar a bibliografia utilizada
no desenvolvimento do trabalho: livros, artigos, monografias,
material da internet, apostilas
etc.
Atenção para a ordem alfabética
na organização das referências bibliográficas.
A listagem deve conter, em
ordem alfabética, todos os tipos de fontes consultadas para o
trabalho.
O TÍTULO DEVE SER ESCRITO A 3
CM DA BORDA SUPERIOR DA FOLHA, EM LETRAS MAIÚSCULAS, NEGRITO E CENTRALIZADO.
AS REFERÊNCIAS COMEÇAM A SER
LISTADAS DUAS LINHAS EM ESPAÇO 1,5, ABAIXO DO TÍTULO, EM ORDEM
ALFABÉTICA, MANTENDO-SE O ALINHAMENTO À MARGEM ESQUERDA E OCUPANDO
TODO O ESPAÇO ATÉ A MARGEM DIREITA.
A INFORMAÇÃO COMPLETA DE CADA
REFERÊNCIA DEVE SER DIGITADA COM ENTRELINHA SIMPLES. A ENTRELINHA ENTRE UMA
REFERÊNCIA E OUTRA DEVE SER DE DOIS ESPAÇOS SIMPLES.
Veja exemplos de referências:
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São
Paulo: Atlas, 1991.
LAKATOS, Eva; MARCONI,
Marina. Metodologia do Trabalho
Científico. São Paulo: Atlas, 1992.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: Guia para
eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.
Livro ou artigo com mais de
três autores: a entrada é feita pelo primeiro autor seguida da
expressão et al.
QUINTANA, Valdir et
al. Elementos Químicos. Rio de
Janeiro: Livro Técnico, 2001.
Artigos de revistas
AS 500 maiores empresas do
Brasil. Conjuntura Econômica. Rio
de Janeiro. V.38, n. 9, set.1984. Edição Especial.
TOURINHO NETO, F. C. Dano
ambiental. Consulex. Brasília,
DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.
Jornal DIÁRIO CATARINENSE, 18 de maio de 2010
Material da Internet
SÃO PAULO. (Estado). Secretaria
do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio
ambiente. In: Entendendo o meio ambiente.São Paulo,1999. V. 1. Disponível em:<http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm> . Acesso em: 8 mar.1999.
SILVA, M.M.L. Crimes da era
digital. NET, Rio de Janeiro, ov.1998.Seção Ponto de Vista. Disponível em <http://www.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm> Acesso em: 28 nov.1998.
ANEXOS
O aluno pode anexar aqui
qualquer tipo de material ilustrativo, tais como tabelas, lista de abreviações,
documentos ou parte de documentos, reportagens, parte do texto original, etc.
INDICAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO
Utilizar papel branco, A4.
Fonte Arial ou Times New
Roman, estilo normal, tamanho 12, cor preta.
Parágrafo: 1,25 de recuo
(margem direita)
O número da página deve aparecer na borda superior direita, em
algarismos arábicos, inclusive das Referências e Anexos, somente a partir da
página da Introdução, embora todas sejam contadas a partir da folha de rosto.
Margens do trabalho
Cabeçalho 3 cm
Margem esquerda 3 cm
|
Margem direita 2 cm
|
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Rodapé 2 cm
CITAÇÕES
É a inserção no texto de ideias
retiradas de outras fontes (livros, jornais, revistas etc). As citações servem
para fundamentar, discutir e sustentar o que se afirma. Sempre que se fizer uso
de citações diretas ou indiretas, é obrigatória a indicação da fonte. Tudo o
que se usar como citação deve constar nas referências bibliográficas.
Citações até 3 linhas: devem
ser grafadas ao longo do texto, entre aspas.
Exemplo: De acordo com Silva
(1999, p. 32), entende-se por “disciplina das finanças públicas quando
o déficit fiscal programado ou verificado não exceder 3%”.
Exemplo: Lembrando que a ética
é uma ciência prática, “não só porque trata da práxis
(prática) humana, mas porque
visa dirigi-la” (DE FINANCE, 1988, p.10).
Citações com mais de
três linhas: devem ser apresentadas em tamanho de letra 10, espaço simples, sem
aspas, recuadas em bloco a 4 cm da margem esquerda. A menção à fonte pode ser
feita antes ou após o texto, do mesmo modo dos exemplos anteriores.
Exemplo:
Nesta linha política de continuidade das constituições anteriores,
o legislador constituinte de 1988 determinou que a destinação de terras
públicas e devolutas será compatibilizada com a política agrícola e com o plano
nacional de reforma agrária, bem como que a alienação ou a concessão, a
qualquer título, de terras públicas com área superior a 2.500 hectares (...)
(MORAES, 2001, p. 632).
Uso de colchetes nas
citações: indica a supressão de trechos, desde que não alterem o sentido da
citação.
Exemplo: De acordo com Marques
(2001, p.15), “os papéis de textura lisa, por sua vez, favorecem [...] a
criação de áreas coloridas chapadas e intensas”.
Citação não-literal ou
indireta: é redigida pelo autor do trabalho, com base nas ideias do outros
autores. É comum a utilização de verbos como afirmar, dizer, alegar e similares
ou de expressões como segundo, conforme, de acordo com nas frases que
explicitam quando o texto está apresentando uma citação indireta. Não são
utilizadas aspas.
Exemplo: Bansi (1997) afirma
que a maior limitação dos lápis de cera surge no momento da execução de
pequenos detalhes.
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