segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Confecção de Trabalhos – Modelo de Formatação



 



MARGEM SUPERIOR 3 CM


ESTADO DE SANTA CATARINA
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – GERED
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA OLAVO BILAC
LINHA EM ESPAÇO 1,5
MARGEM ESQUERDA 3 CM

MARGEM DIREITA 2 CM
TÍTULO DO TRABALHO
                                  (DEVE SER CLARO E PRECISO, A FIM DE IDENTIFICAR O SEU CONTEÚDO) CENTRALIZADO – LINHAS EM 1 ESPAÇO 1,5
6 LINHAS EM ESPAÇO 1,5
NOME DO ALUNO
PROFESSOR LINHA EM ESPAÇO 1,5
Disciplina
Série
Joinville ESPAÇO 1,5

MARGEM INFERIOR 2 CM





SUMÁRIO
(CENTRALIZADO – 3 CM DE MARGEM SUPERIOR)
DUAS LINHAS – ESPAÇO 1,5

1.INTRODUÇÃO...................................................................................................................
3
2.TÍTULO...............................................................................................................................
4
2.1 Subtítulo 1 ........................................................................................................................
5
2.2 Subtítulo 2 .........................................................................................................................
6
CONCLUSÃO........................................................................................................................
7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................
8
ANEXOS.................................................................................................................................
9


O SUMÁRIO APRESENTA UMA VISÃO GLOBAL DAS PARTES DO TRABALHO. OS TÍTULOS DEVEM SER LISTADOS COMO APARECEM NO INTERIOR DO TRABALHO.
O TERMO SUMÁRIO APARECE CENTRALIZADO A 3 CM DA BORDA SUPERIOR COM LETRAS MAIÚSCULAS E EM NEGRITO.
OS TÍTULOS E SUBTÍTULOS COMEÇAM A SEREM LISTADOS DUAS LINHAS
ABAIXO DA PALAVRA “SUMÁRIO” EM ESPAÇO 1,5.
AS ENTRELINHAS ENTRE OS TÓPICOS DEVEM SER DE 1,5.
TODOS OS CAPÍTULOS SÃO NUMERADOS, MENOS A INTRODUÇÃO, CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS QUE DEVEM ESTAR EM NEGRITO. OS SUBTÍTULOS SÃO NUMERADOS 1.1, 1.2 ETC.
O ESPAÇO ENTRE O TÓPICO E O NÚMERO DA PÁGINA DEVE SER PREENCHIDO COM PONTILHADO.





INTRODUÇÃO (O QUE É O TRABALHO)
Na introdução o aluno deverá explicar o trabalho que vai desenvolver, a sua
justificativa ou ponto de partida e os objetivos que pretende atingir. Pode ser breve,
dependendo do tipo de trabalho pedido pelo professor.
Uma boa introdução deve ter, no mínimo, quatro parágrafos, onde deve estar clara a
apresentação, a importância do trabalho, os objetivos da elaboração e os tópicos a serem
apresentados.
A introdução deve ser clara e objetiva para que o leitor sinta-se motivado a avançar
na leitura. Procure evitar expressões do tipo “Neste trabalho vamos falar sobre...”.
O TERMO INTRODUÇÃO APARECE CENTRALIZADO A 3 CM DA BORDA SUPERIOR DA FOLHA, EM LETRAS MAIÚSCULAS E EM NEGRITO. O TEXTO COMEÇA A SER ESCRITO DUAS LINHAS EM ESPAÇO 1,5 ABAIXO DA PALAVRA INTRODUÇÃO.





1. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
O desenvolvimento é a parte principal do trabalho, pois contém o resultado da pesquisa. É fruto de muita leitura e, a partir dela, ocorre a síntese do tema que evidencia o esforço do aluno em produzir o próprio texto. Deve-se sempre estar atento que o nosso conhecimento sobre o assunto pesquisado faz parte do novo texto. Portanto, cópia de
livros, internet entre outras fontes, não caracterizam um trabalho científico.
Organizar o conteúdo do trabalho em capítulos ou itens.
Observar os alinhamentos direito e esquerdo; distância de cabeçalho e rodapé iguais em todo o trabalho.
Observar o tipo da fonte e tamanho.
TÍTULO DE CAPÍTULO: APARECE A 3 CM DA BORDA SUPERIOR DA FOLHA, EM LETRA MAIÚSCULA, EM NEGRITO E ALINHADO À MARGEM ESQUERDA. CADA CAPÍTULO DEVE TER SEU TÍTULO NUMERADO DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA APRESENTADA NO SUMÁRIO. SEMPRE QUE SE INICIA UM NOVO CAPÍTULO,COMEÇA-SE UMA NOVA PÁGINA. ENTRE O TÍTULO DO CAPÍTULO E O INÍCIO DA REDAÇÃO DEIXAM-SE DUAS LINHAS EM ESPAÇO 1,5.
SUBTÍTULOS: APARECEM A DUAS LINHAS EM ESPAÇO 1,5 DO PARÁGRAFO ANTERIOR, NA MARGEM ESQUERDA, EM LETRAS MAIÚSCULAS E
MINÚSCULAS
E
SEM NEGRITO
DEVEM
SER NUMERADOS
SEQUENCIALMENTE, A PARTIR DO TÍTULO. 
EXEMPLO: 
1. TÍTULO, 
1.1 SUBTÍTULO
1.2 SUBTÍTULO (e assim, sucessivamente)




CONCLUSÃO (A QUAL RESULTADO CHEGOU)
A conclusão fundamenta-se no texto e deve ter no mínimo quatro parágrafos como
na introdução. Trata-se da recapitulação dos resultados das pesquisas (de forma resumida).
Deve ser lógica, legítima e clara. É interessante que o último parágrafo inicie de forma breve
e marcante, tais como: “É isso que...”, “Pode-se dizer que...”, “Em resumo...”, “Em poucas
palavras...”.
O TÍTULO “CONCLUSÃO” APARECE A 3 CM DA BORDA SUPERIOR DA FOLHA
EM LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO E CENTRALIZADO.
O TEXTO COMEÇA A SER ESCRITO DUAS LINHAS EM ESPAÇO 1,5 ABAIXO DO TÍTULO.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
(QUAL O MATERIAL BIBLIOGRÁFICO UTILIZADO?)
Citar a bibliografia utilizada no desenvolvimento do trabalho: livros, artigos, monografias,
material da internet, apostilas etc.
Atenção para a ordem alfabética na organização das referências bibliográficas.
A listagem deve conter, em ordem alfabética, todos os tipos de fontes consultadas para o
trabalho.

O TÍTULO DEVE SER ESCRITO A 3 CM DA BORDA SUPERIOR DA FOLHA, EM LETRAS MAIÚSCULAS, NEGRITO E CENTRALIZADO.
AS REFERÊNCIAS COMEÇAM A SER LISTADAS DUAS LINHAS EM ESPAÇO 1,5, ABAIXO DO TÍTULO, EM ORDEM ALFABÉTICA, MANTENDO-SE O ALINHAMENTO À MARGEM ESQUERDA E OCUPANDO TODO O ESPAÇO ATÉ A MARGEM DIREITA.
A INFORMAÇÃO COMPLETA DE CADA REFERÊNCIA DEVE SER DIGITADA COM ENTRELINHA SIMPLES. A ENTRELINHA ENTRE UMA REFERÊNCIA E OUTRA DEVE SER DE DOIS ESPAÇOS SIMPLES.
Veja exemplos de referências:
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
LAKATOS, Eva; MARCONI, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1992.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: Guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.
Livro ou artigo com mais de três autores: a entrada é feita pelo primeiro autor seguida da expressão et al.
QUINTANA, Valdir et al. Elementos Químicos. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 2001.
Artigos de revistas
AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica. Rio de Janeiro. V.38, n. 9, set.1984. Edição Especial.
TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex. Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.
Jornal DIÁRIO CATARINENSE, 18 de maio de 2010
Material da Internet
SÃO PAULO. (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: Entendendo o meio ambiente.São Paulo,1999. V. 1. Disponível em:<http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm> . Acesso em: 8 mar.1999.
SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. NET, Rio de Janeiro, ov.1998.Seção Ponto de Vista. Disponível em <http://www.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm> Acesso em: 28 nov.1998.




ANEXOS
O aluno pode anexar aqui qualquer tipo de material ilustrativo, tais como tabelas, lista de abreviações, documentos ou parte de documentos, reportagens, parte do texto original, etc.




INDICAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO
Utilizar papel branco, A4.
Fonte Arial ou Times New Roman, estilo normal, tamanho 12, cor preta.
Parágrafo: 1,25 de recuo (margem direita)
O número da página deve aparecer na borda superior direita, em algarismos arábicos, inclusive das Referências e Anexos, somente a partir da página da Introdução, embora todas sejam contadas a partir da folha de rosto.


Margens do trabalho
Cabeçalho 3 cm
Margem esquerda 3 cm

Margem direita 2 cm



Rodapé 2 cm

CITAÇÕES
É a inserção no texto de ideias retiradas de outras fontes (livros, jornais, revistas etc). As citações servem para fundamentar, discutir e sustentar o que se afirma. Sempre que se fizer uso de citações diretas ou indiretas, é obrigatória a indicação da fonte. Tudo o que se usar como citação deve constar nas referências bibliográficas.
Citações até 3 linhas: devem ser grafadas ao longo do texto, entre aspas.
Exemplo: De acordo com Silva (1999, p. 32), entende-se por “disciplina das finanças públicas quando o déficit fiscal programado ou verificado não exceder 3%”.
Exemplo: Lembrando que a ética é uma ciência prática, “não só porque trata da práxis
(prática) humana, mas porque visa dirigi-la” (DE FINANCE, 1988, p.10).
 Citações com mais de três linhas: devem ser apresentadas em tamanho de letra 10, espaço simples, sem aspas, recuadas em bloco a 4 cm da margem esquerda. A menção à fonte pode ser feita antes ou após o texto, do mesmo modo dos exemplos anteriores.
Exemplo:
Nesta linha política de continuidade das constituições anteriores, o legislador constituinte de 1988 determinou que a destinação de terras públicas e devolutas será compatibilizada com a política agrícola e com o plano nacional de reforma agrária, bem como que a alienação ou a concessão, a qualquer título, de terras públicas com área superior a 2.500 hectares (...) (MORAES, 2001, p. 632).
 Uso de colchetes nas citações: indica a supressão de trechos, desde que não alterem o sentido da citação.
Exemplo: De acordo com Marques (2001, p.15), “os papéis de textura lisa, por sua vez, favorecem [...] a criação de áreas coloridas chapadas e intensas”.
 Citação não-literal ou indireta: é redigida pelo autor do trabalho, com base nas ideias do outros autores. É comum a utilização de verbos como afirmar, dizer, alegar e similares ou de expressões como segundo, conforme, de acordo com nas frases que explicitam quando o texto está apresentando uma citação indireta. Não são utilizadas aspas.
Exemplo: Bansi (1997) afirma que a maior limitação dos lápis de cera surge no momento da execução de pequenos detalhes.




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